Para a caracterização da instituição foram recolhidas informações que espelham a sua evolução orgânica e funcional.
Enquadramento da AEESEIG[A]
A Escola Superior de Estudos Industriais e de Gestão (ESEIG) foi criada pelo Decreto-Lei de 4 de Janeiro de 1990. Trata-se de uma instituição de Ensino Superior integrada no Instituto Politécnico do Porto,
Em 1991 encontrava-se dividida em dois núcleos autónomos: o núcleo de Vila do Conde (ESEIG - VC) e o núcleo da Póvoa de Varzim (ESEIG – PV), cada qual tinha uma Associação de Estudantes. Neste ano saem em Diário da República os primeiros estatutos da associação de estudantes da ESEIG – VC.
Apesar de ter sido criada em 1991, só em 1993 é que saem em Diário da República os primeiros estatutos da Associação de Estudantes da ESEIG – PV.
As duas associações de estudantes mantiveram-se autónomas e independentes até 2001. Mas em Outubro de 2001, altura em que abrem as novas instalações da ESEIG, ficando esta a ser centralizada num só núcleo, obrigou a que as duas associações se juntassem.
As duas Associações de Estudantes da ESEIG -Vila do Conde e da Povoa de Varzim tiveram em conta um período transitório que foi previsto na proposta de estatutos de 2001, segundo o qual, estava previsto a criação de uma Comissão Directiva composta por um número máximo de 10 elementos, constituída em igual número por elementos de ambas as associações. O objectivo principal desta comissão directiva foi a preparação das eleições para a primeira AE-ESEIG actual. Todas as decisões por esta comissão directiva foram apenas de mera gestão, esta estava impedida de tomar decisões que influenciassem na futura associação. Findo o período eleitoral esta comissão auto-extinguiu-se.
Em Novembro de 2001 são realizadas as primeiras eleições para a Associação de Estudantes da ESEIG.
Assim, no início de 2002 a ESEIG já só tinha uma Associação de Estudantes mas, só em 2003 saem os primeiros estatutos da Associação da ESEIG em Diário da República.
Ilustração 2 – Organograma da Associação de Estudantes da ESEIG
Este fundo documental divide-se em quatro sub-fundos, factor representativo do facto da Escola ter estado separada por pólos, um em Vila do Conde e o outro na Póvoa de Varzim. Aquando da junção dos dois pólos, estes ficaram a funcionar em simultâneo durante poucos meses, para posteriormente constituírem a actual ESEIG.
O Arquivo desta Associação compreende, então, 4 sub-fundos:
ESEIG – VC (referente à Associação de Estudantes de Vila do Conde 1991 – 2001, com os Estatutos de 1991);
ESEIG – PV (referente à Associação de Estudantes da Póvoa de Varzim 1991 – 2001, com os Estatutos de 1993);
ESEIG PV / VC (referente ao período de transição de Outubro a Dezembro de 2001, com a proposta de Estatutos de 2001);
ESEIG VC (actual) (referente à Associação de Estudantes actual, com os Estatutos de 2003).
O Fundo da Associação de Estudantes da ESEIG é constituído por um total de: 55 capas, mais 7 botas.
As 7 botas têm documentação referente a: Catálogos e Boletins (1991-2001); Revistas (1997-2003); Monografias (1996-2001); Boletins de movimentos (1992); Livros de Facturas (1995-2000); Livros de Requisições (1992-1997); Livros de Cheques (2000); Disponibilidades (1991-1993); Depósito à Ordem e Caixa (1995-1997); Livros de recibos (1995-2000); e, Actas (1996-2003).
A Série de Contabilidade/Tesouraria pertence a todas as Associações de Estudantes: no total existem 9 capas (1991/2001).
SUB-FUNDO ESEIG-VC (2001-2003)
Objectivos da Associação de Estudantes
Segundo os Estatutos de 2003, são objectivos da Associação:
Representar os estudantes e defender os seus interesses;
Promover a formação cívica, física, cultural e científica dos seus membros;
Estabelecer a ligação da escola e dos seus associados à realidade sócio-económica e política do país;
Defender e promover os valores fundamentais do ser humano;
Contribuir para a participação dos seus membros na discussão dos problemas educativos;
Cooperar com todos os organismos estudantis, nacionais ou estrangeiros, cujos princípios não contrariem os aqui definidos;
Organograma da Associação de Estudantes de 2002
Organograma da Associação de Estudantes de 2003
O organograma de 2003 não tem associado, em grande parte, o nome dos responsáveis de cada departamento ou função.
Através do livro nº 4, Acta nº 2, conseguiram observar grande parte dos nomes dos elementos associativos da Associação de Estudantes, sem no entanto conseguirem identificar as suas funções dentro da Associação.
Apesar disso facultam em seguida o nome dos elementos constituintes:
Jaime Moura;
Susana Torcato;
Raquel Pinto;
Joaquim de Almeida;
Paulo Teixeira;
Paulo Moreira;
Manuel Ferreira;
Ângelo Polery;
Emanuel Justo;
Manuel Marcelino;
Neuza Simões;
Maria Helena;
Filipa Quinta;
Áureo Pereira;
Alcidio Macedo;
António Barroso;
Paulo Santos;
Cristóvão Alves;
José da Silva;
Pedro Pereira.
Órgãos da Associação e suas competências
Segundo o capítulo IV dos estatutos da Associação de Estudantes da Escola Superior de Estudos Industriais e de Gestão de 2003, existem três órgãos constituintes:
A Assembleia-geral;
A Direcção;
O Conselho Fiscal.
Cada um destes órgãos tem as suas competências definidas nestes estatutos, assim temos: Assembleia-geral
A Assembleia-geral é o órgão deliberativo máximo da Associação. É composta por um presidente, um vice-presidente e um secretário. Tem as seguintes competências:
Deliberar sobre todos os assuntos respeitantes à Associação de Estudantes;
Eleger a Mesa da Assembleia-geral, a Direcção e o Conselho Fiscal;
Aprovar o plano de Actividades e orçamento conjuntamente, podendo introduzir as alterações convenientes;
Aprovar o relatório de actividades e contas da Direcção.
Direcção
A Direcção é composta por Presidente, dois Vice-Presidentes, um Tesoureiro e um Secretário-geral e nove vogais. Tem as seguintes competências:
Administrar o património da Associação, executar as deliberações tomadas pela Assembleia-geral e cumprir o programa com que se apresentou às eleições;
Assegurar a representação permanente da Associação;
Apresentar à Assembleia-geral e ao Conselho Fiscal o plano de actividades e orçamento e o relatório de actividades;
Elaborar o seu regulamento interno e apresentá-lo à Assembleia-geral para ratificação;
Assegurar e impulsionar a actividade tendente à prossecução dos objectivos da Associação, e exercer as demais competências previstas na Lei ou decorrentes da aplicação dos Estatutos.
Conselho Fiscal
O Conselho Fiscal é composto por um presidente, um secretário e um relator. Tem as seguintes competências:
Fiscalizar a administração realizada pela Direcção, dar parecer fundamentado sobre o plano de actividades e orçamento e sobre o relatório de actividades e contas, apresentados por aquele órgão;
Elaborar o seu regulamento interno e submetê-lo à Assembleia-geral para ratificação;
Assegurar todas as demais competências que lhe sejam atribuídas pela Lei, ou decorram da aplicação dos Estatutos, regulamentos ou regimentos da Associação de Estudantes.
Departamentos da Direcção e suas competências
A Direcção da Associação de Estudantes da ESEIG tem nove departamentos, a saber:
Departamento Cultural;
Departamento Relações Públicas;
Departamento Informativo;
Departamento Desportivo;
Departamento Comercial e de Marketing;
Departamento Recreativo;
Departamento Pedagógico;
Departamento Saídas Profissionais;
Departamento Relações Externas.
Departamento Cultural e Departamento Relações Públicas:
Estes departamentos têm como principal objectivo promover actividades culturais gratuitas ao longo do ano, para que todos os alunos tivessem as mesmas possibilidades independentemente das suas possibilidades económicas. Departamento Informativo:
Este departamento é responsável pela elaboração do Jornal da AEESEIG, e pela criação e elaboração de todos os cartazes para promoção de eventos da AEESEIG. Departamento Desportivo:
Este departamento foi criado com o objectivo de incentivar os alunos da ESEIG à prática desportiva. Departamento Comercial e Marketing:
Este departamento é responsável pela marca/imagem da AEESEIG, tendo assim como objectivo criar uma imagem de marca para esta associação. Cria e elabora, também, todo o material de merchandising da associação e trata da sala de convívio. Departamento Recreativo:
Este departamento tem como objectivo aproximar e criar laços de ligação entre os alunos da ESEIG, organizando festas e actividades de lazer. Departamento Pedagógico:
Este departamento foi criado com a intenção de esclarecer os alunos, sobre possíveis problemas pedagógicos, bem como, ajuda-los na sua defesa em conselho pedagógico. Departamento Saídas Profissionais:
Este departamento tem como objectivo ajudar os alunos a encontrarem colocação profissional no final dos seus cursos. Para tal recorre a empresas interessadas nos serviços dos alunos da ESEIG. Departamento Relações Externas:
Este departamento representa a AEESEIG nos órgãos nacionais em que esta associação está inserida (ex.: FAP, ENDA, e FNAEESP), tendo como objectivo manter a associação informada sobre os problemas que afectem os estudantes, participando também no associativismo nacional. ORGANOGRAMA 2005-2006[[#_ftn1|[1]]]
ORGANOGRAMA 2006-2007
[[#_ftnref1|[1]]]Organograma criado pelo grupo tendo por base as folhas de presença das actas dos anos em questão
Para a caracterização da instituição foram recolhidas informações que espelham a sua evolução orgânica e funcional.
Enquadramento da AEESEIG[A]
A Escola Superior de Estudos Industriais e de Gestão (ESEIG) foi criada pelo Decreto-Lei de 4 de Janeiro de 1990. Trata-se de uma instituição de Ensino Superior integrada no Instituto Politécnico do Porto,
Em 1991 encontrava-se dividida em dois núcleos autónomos: o núcleo de Vila do Conde (ESEIG - VC) e o núcleo da Póvoa de Varzim (ESEIG – PV), cada qual tinha uma Associação de Estudantes. Neste ano saem em Diário da República os primeiros estatutos da associação de estudantes da ESEIG – VC.
Apesar de ter sido criada em 1991, só em 1993 é que saem em Diário da República os primeiros estatutos da Associação de Estudantes da ESEIG – PV.
As duas associações de estudantes mantiveram-se autónomas e independentes até 2001. Mas em Outubro de 2001, altura em que abrem as novas instalações da ESEIG, ficando esta a ser centralizada num só núcleo, obrigou a que as duas associações se juntassem.
As duas Associações de Estudantes da ESEIG -Vila do Conde e da Povoa de Varzim tiveram em conta um período transitório que foi previsto na proposta de estatutos de 2001, segundo o qual, estava previsto a criação de uma Comissão Directiva composta por um número máximo de 10 elementos, constituída em igual número por elementos de ambas as associações. O objectivo principal desta comissão directiva foi a preparação das eleições para a primeira AE-ESEIG actual. Todas as decisões por esta comissão directiva foram apenas de mera gestão, esta estava impedida de tomar decisões que influenciassem na futura associação. Findo o período eleitoral esta comissão auto-extinguiu-se.
Em Novembro de 2001 são realizadas as primeiras eleições para a Associação de Estudantes da ESEIG.
Assim, no início de 2002 a ESEIG já só tinha uma Associação de Estudantes mas, só em 2003 saem os primeiros estatutos da Associação da ESEIG em Diário da República.
Ilustração 2 – Organograma da Associação de Estudantes da ESEIG
Este fundo documental divide-se em quatro sub-fundos, factor representativo do facto da Escola ter estado separada por pólos, um em Vila do Conde e o outro na Póvoa de Varzim. Aquando da junção dos dois pólos, estes ficaram a funcionar em simultâneo durante poucos meses, para posteriormente constituírem a actual ESEIG.
O Arquivo desta Associação compreende, então, 4 sub-fundos:
- ESEIG – VC (referente à Associação de Estudantes de Vila do Conde 1991 – 2001, com os Estatutos de 1991);
- ESEIG – PV (referente à Associação de Estudantes da Póvoa de Varzim 1991 – 2001, com os Estatutos de 1993);
- ESEIG PV / VC (referente ao período de transição de Outubro a Dezembro de 2001, com a proposta de Estatutos de 2001);
- ESEIG VC (actual) (referente à Associação de Estudantes actual, com os Estatutos de 2003).
O Fundo da Associação de Estudantes da ESEIG é constituído por um total de: 55 capas, mais 7 botas.As 7 botas têm documentação referente a: Catálogos e Boletins (1991-2001); Revistas (1997-2003); Monografias (1996-2001); Boletins de movimentos (1992); Livros de Facturas (1995-2000); Livros de Requisições (1992-1997); Livros de Cheques (2000); Disponibilidades (1991-1993); Depósito à Ordem e Caixa (1995-1997); Livros de recibos (1995-2000); e, Actas (1996-2003).
A Série de Contabilidade/Tesouraria pertence a todas as Associações de Estudantes: no total existem 9 capas (1991/2001).
SUB-FUNDO ESEIG-VC (2001-2003)
Objectivos da Associação de Estudantes
Segundo os Estatutos de 2003, são objectivos da Associação:
Organograma da Associação de Estudantes de 2002
Organograma da Associação de Estudantes de 2003
O organograma de 2003 não tem associado, em grande parte, o nome dos responsáveis de cada departamento ou função.
Através do livro nº 4, Acta nº 2, conseguiram observar grande parte dos nomes dos elementos associativos da Associação de Estudantes, sem no entanto conseguirem identificar as suas funções dentro da Associação.
Apesar disso facultam em seguida o nome dos elementos constituintes:
- Jaime Moura;
- Susana Torcato;
- Raquel Pinto;
- Joaquim de Almeida;
- Paulo Teixeira;
- Paulo Moreira;
- Manuel Ferreira;
- Ângelo Polery;
- Emanuel Justo;
- Manuel Marcelino;
- Neuza Simões;
- Maria Helena;
- Filipa Quinta;
- Áureo Pereira;
- Alcidio Macedo;
- António Barroso;
- Paulo Santos;
- Cristóvão Alves;
- José da Silva;
- Pedro Pereira.
Órgãos da Associação e suas competênciasSegundo o capítulo IV dos estatutos da Associação de Estudantes da Escola Superior de Estudos Industriais e de Gestão de 2003, existem três órgãos constituintes:
- A Assembleia-geral;
- A Direcção;
- O Conselho Fiscal.
Cada um destes órgãos tem as suas competências definidas nestes estatutos, assim temos:Assembleia-geral
A Assembleia-geral é o órgão deliberativo máximo da Associação. É composta por um presidente, um vice-presidente e um secretário. Tem as seguintes competências:
- Deliberar sobre todos os assuntos respeitantes à Associação de Estudantes;
- Eleger a Mesa da Assembleia-geral, a Direcção e o Conselho Fiscal;
- Aprovar o plano de Actividades e orçamento conjuntamente, podendo introduzir as alterações convenientes;
- Aprovar o relatório de actividades e contas da Direcção.
DirecçãoA Direcção é composta por Presidente, dois Vice-Presidentes, um Tesoureiro e um Secretário-geral e nove vogais. Tem as seguintes competências:
- Administrar o património da Associação, executar as deliberações tomadas pela Assembleia-geral e cumprir o programa com que se apresentou às eleições;
- Assegurar a representação permanente da Associação;
- Apresentar à Assembleia-geral e ao Conselho Fiscal o plano de actividades e orçamento e o relatório de actividades;
- Elaborar o seu regulamento interno e apresentá-lo à Assembleia-geral para ratificação;
- Assegurar e impulsionar a actividade tendente à prossecução dos objectivos da Associação, e exercer as demais competências previstas na Lei ou decorrentes da aplicação dos Estatutos.
Conselho FiscalO Conselho Fiscal é composto por um presidente, um secretário e um relator. Tem as seguintes competências:
- Fiscalizar a administração realizada pela Direcção, dar parecer fundamentado sobre o plano de actividades e orçamento e sobre o relatório de actividades e contas, apresentados por aquele órgão;
- Elaborar o seu regulamento interno e submetê-lo à Assembleia-geral para ratificação;
- Assegurar todas as demais competências que lhe sejam atribuídas pela Lei, ou decorram da aplicação dos Estatutos, regulamentos ou regimentos da Associação de Estudantes.
Departamentos da Direcção e suas competênciasA Direcção da Associação de Estudantes da ESEIG tem nove departamentos, a saber:
- Departamento Cultural;
- Departamento Relações Públicas;
- Departamento Informativo;
- Departamento Desportivo;
- Departamento Comercial e de Marketing;
- Departamento Recreativo;
- Departamento Pedagógico;
- Departamento Saídas Profissionais;
- Departamento Relações Externas.
Departamento Cultural e Departamento Relações Públicas:Estes departamentos têm como principal objectivo promover actividades culturais gratuitas ao longo do ano, para que todos os alunos tivessem as mesmas possibilidades independentemente das suas possibilidades económicas.
Departamento Informativo:
Este departamento é responsável pela elaboração do Jornal da AEESEIG, e pela criação e elaboração de todos os cartazes para promoção de eventos da AEESEIG.
Departamento Desportivo:
Este departamento foi criado com o objectivo de incentivar os alunos da ESEIG à prática desportiva.
Departamento Comercial e Marketing:
Este departamento é responsável pela marca/imagem da AEESEIG, tendo assim como objectivo criar uma imagem de marca para esta associação. Cria e elabora, também, todo o material de merchandising da associação e trata da sala de convívio.
Departamento Recreativo:
Este departamento tem como objectivo aproximar e criar laços de ligação entre os alunos da ESEIG, organizando festas e actividades de lazer.
Departamento Pedagógico:
Este departamento foi criado com a intenção de esclarecer os alunos, sobre possíveis problemas pedagógicos, bem como, ajuda-los na sua defesa em conselho pedagógico.
Departamento Saídas Profissionais:
Este departamento tem como objectivo ajudar os alunos a encontrarem colocação profissional no final dos seus cursos. Para tal recorre a empresas interessadas nos serviços dos alunos da ESEIG.
Departamento Relações Externas:
Este departamento representa a AEESEIG nos órgãos nacionais em que esta associação está inserida (ex.: FAP, ENDA, e FNAEESP), tendo como objectivo manter a associação informada sobre os problemas que afectem os estudantes, participando também no associativismo nacional.
ORGANOGRAMA 2005-2006[[#_ftn1|[1]]]
ORGANOGRAMA 2006-2007
[[#_ftnref1|[1]]] Organograma criado pelo grupo tendo por base as folhas de presença das actas dos anos em questão
[A]CARVALHO, Milena; OLIVEIRA, Lino - Enquadramento da AEESEIG. [Em linha] [Consult. em 20 Mar. 2010]. Disponível em www: <url: http://eseig.ipp.pt/moodle/mod/resource/view.php?id=4603>